Maior drone de pulverização agrícola autônoma é brasileiro e promete alta tecnologia ao agronegócio

Maior drone de pulverização agrícola autônoma é brasileiro e promete alta tecnologia ao agronegócio

Jovem de 23 anos é o CEO e fundador da Psyche Aerospace, startup que desenvolveu o Harpia P-71; empresa fechou maio com um investimento de R$15 milhões.

Frango, suíno, agro & cia

junho 17, 2024

0

A Psyche Aerospace, startup aeroespacial sediada em São José dos Campos (SP), fechou em maio, um investimento de R$15 milhões para a elaboração de seu drone de pulverização agrícola autônoma, o Harpia P-71. Com a participação de um investidor de capital privado, a empresa, que teve sua fase embrionária no Parque de Inovação Tecnológica da cidade, superou a rodada de investimento da Série A e com isso garante 75 milhões de reais como seu novo valor de mercado.

Atualmente, com cerca de 1,2 milhão de hectares em cartas de intenção em fase de negociação, a Psyche Aerospace caminha em direção ao futuro, desenvolvendo o maior drone de pulverização agrícola e autônoma do mundo. Além disso, a realização da POC (prova de conceito, em português) que acontecerá no segundo semestre deste ano comprova sua funcionalidade em campo. “Nossa solução é uma resposta a uma grande dor do produtor: aliar sustentabilidade e eficiência. Com a prova de conceito, a Psyche dá um salto em tecnologia, inovação e afirma o seu compromisso com o agro e com o Brasil’’, afirma Gabriel Leal, CEO e fundador da startup.

GABRIEL-LEAL
Gabriel Leal: apoio tecnológico ao agronegócio

A startup, que iniciou sua trajetória com recursos próprios, recebeu seu primeiro aporte em uma fase de capital semente, a um valuation de 10 milhões de reais. Para chegar ao êxito em seu novo e atual investimento, a Psyche cumpriu etapas cruciais de desenvolvimento, como a progressão no projeto do Harpia P-71 e seus sistemas, possibilitando o primeiro voo, ocorrido em março deste ano. “Ao longo do processo eu ouvi que aportes individuais seriam difíceis de se encontrar. Conseguimos mostrar que ainda existem empreendedores com visão e ousadia de sonhar os mesmos sonhos que os nossos, de superação e força diante de qualquer obstáculo”, ressalta o fundador.

Tal qual o primeiro, o novo investidor - que possui um perfil low profile - tem as mesmas paixões: empreendedorismo, inovação, tecnologia e, claro, o setor aeroespacial. “Uma startup que em seis meses cresce absurdamente desenvolvendo um produto inédito, do absoluto zero, com aportes de pessoas físicas, não é todo dia que se vê, ainda mais no Brasil”, comenta Leal. De acordo com o CEO, a Psyche Aerospace é o exemplo mais claro e recente de que o agronegócio brasileiro precisa ser visto e apoiado com outros olhos.

“Com este novo aporte, o sonho da Psyche dá mais um passo rumo à realidade, resultado de pessoas engajadas como os sócios e conselheiros, incluindo Victor Hespanha, segundo brasileiro a ir ao espaço, José Eduardo Costas, que possui mais de 20 anos de experiência na indústria aeroespacial e todo o time Psyche pela incrível dedicação, compromisso e por acreditarem no sonho de nos tornarmos a maior e mais sustentável empresa de pulverização agrícola”, finaliza o fundador da Psyche Aerospace.

A PSYCHE AEROSPACE

Criada na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, a Psyche Aerospace é uma startup aeroespacial que produz soluções em pulverização agrícola para o agronegócio brasileiro. Sua criação, o drone Harpia P-71, está em fase final de desenvolvimento e testes, o que sagrará a empresa como produtora do maior drone agrícola do mundo.

A tecnologia da Psyche oferece diversos benefícios para o produtor, como redução de custos por menor uso de defensivos, menor necessidade de mão de obra e infraestrutura, e maior eficiência na operação. Além disso, destaca-se também o aumento da produtividade e sustentabilidade.

Com mais de 1,2 milhão de hectares em cartas de intenção negociadas com grandes empresas do agro, a empresa, que já foi incubada no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, deverá produzir até o lançamento oficial 120 drones e 30 estações de reabastecimento próprias.

Chamadas de belugas, são estas estações quem garante a autonomia e melhor desempenho à pulverização com os drones. Com cobertura de trezentos mil hectares e capacidade de sessenta mil litros, a tecnologia empregada nas belugas permitirá uma recarga em segundos aos drones, o que explica a maior efetividade e menor tempo na pulverização das culturas.

O JOVEM EMPREENDEDOR GABRIEL LEAL

Gabriel Leal tem 23 anos e é baiano de Livramento de Nossa Senhora. Autodidata, é empreendedor desde os 14 anos. É fundador e CEO da Psyche Aerospace, uma agtech 100% brasileira e para brasileiros que tem como missão fazer a revolução no segmento através de um conceito inovador, mais seguro e sustentável de pulverização agrícola. É aficionado pelo setor aeroespacial e planeja com sua startup chegar ao ramo de mineração espacial, um feito inédito, colocando sua empresa e o Brasil na era do new space. Por suas ideias e projetos, com pouca idade, Gabriel se tornou uma grande promessa nos radares do empreendedorismo, tecnologia e inovação brasileira.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos do setor de comunicação da Psyche Aerospace)

tag: drone de pulverizacao , Psyche Aerospace , Harpia P-71 , Gabriel Leal ,

0 Comentários